CALCULADORA DO HEXÁGONO

Vamos calcular a área do Hexágono

Fórmulas

Legenda: Fórmulas do Hexágono.
Legenda: Fórmulas do Hexágono.

Para realizar o cálculo daárea de um hexágono devemos saber que o hexágono é uma figura geométrica plana composta por seis lado. Consequentemente, para que a área de um hexágono regular seja formada é necessário que as arestas possuam a mesma medida.

O hexágono regular possui ângulos formados por 60° (360°/6 = 60°), ou seja cada lado irá formar com o centro um ângulo central que terá a mesma medida do arco, 60°.

Área do hexágono

Podemos calcular a área de um hexágono a partir de dois métodos.

O primeiro modo é constituído em separar as figuras nas quais já estamos familiarizados com o método de cálculo de sua área, como triângulos e quadriláteros, bastando assim apenassomar ao final e obter o valor da área total do hexágono.

Já o segundo modo, deve-se seguir a seguinte regra, ele só poderá ser aplicado caso o hexágono seja regular, pois, dessa forma podemos pressupor que o hexágono é composto 6 triângulos equiláteros. Logo a área de um hexágono regular é de A = 3a²√3/4.

Apótema do hexágono

O apótema do hexágono é definido por um segmento de reta que liga o centro do polígono ao ponto médio(ponto que divide ao meio precisamente) de um dos lados do polígono. Dessa forma, como há 6 lados em um hexágono, conseguimos traçar 6 apótemas, cada um saindo do ponto médio e dividindo todos os 6 lados ao meio.

VEJA TAMBÉM

  1. Como calcular a área do Setor Circular.
  2. Como calcular a área do Cilindro.
  3. Como calcular a área do Triângulo.
  4. Como Calcular a área do Hexágono.
  5. Como Calcular a área da Pentágono.