O cilindro é uma figura geométrica espacial. Esta figura, possui base circular, que é formada por retas em que na extremidade existe um vértice comum. Assim, o cone pode ser definido como uma região que possui uma base circular e uma altura (distância entre a base e o vértice).
Classificações dos Cones
Cone reto ou Cone de Revolução: Nestes, a altura é perpendicular à base, assim, é formado um ângulo de 90º. Assim, essa figura é obtida através da rotação de um triângulo em torno de um de seus catetos.
Cone oblíquo: Nestes, a altura é oblíqua à base, assim, é formado um ângulo ≠ 90º que representa uma inclinação.
Cone elíptico: Neste, a base é elíptica. Mas, pode ser reto ou oblíquo, dependendo da inclinação dos segmentos de reta.
Obs.: as geratrizes do cone são congruentes, assim, é possível encontrar o valor de uma delas por Teorema de Pitágoras:g² = h² + r²
Volume do Cone
O volume do cone é obtido por ⅓ do multiplicação da área da base pela altura.
V = ⅓ π.r².h
Área do Cone
O cone é uma figura geométrica espacial. Assim, é preciso entender todas as suas áreas para chegarmos na área total de um cone.
Área da base (circunferência): esta é calculada pela multiplicação entre pi e o valor do raio ao quadrado, ou seja, a área de um círculo.
Ab= π.r².Área lateral: esta corresponde a medida lateral da figura, calcula-se a geratriz do cone. Obtêm-se esta área através do cálculo da multiplicação entre pi, o raio e a geratriz.
AL = π.r.gÁrea total: esta corresponde a operação entre a área da base com a área lateral.
AT = π.r.g + π.r²